segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CAPOEIRA DO LICEU ESCOLA NA 6ª EDIÇÃO DO EVENTO "12 HORAS DE CAPOEIRA"

Na manhã ensolarada do dia 17 de agosto de 2014 (domingo), na Praia do Amor, distrito de Outeiro, a Federação Paraense de Capoeira realizou a 6ª edição do evento 12 Horas de Capoeira. A Associação Rainha N'zinga de Capoeira, coordenada pelo Instrutor Palmiro Alvão, professor de Biologia da Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola, apresentou sua capoeira tradicional angola ao público e demais capoeiristas. A capoeira angola caracteriza-se como um estilo mais próximo daquele jogado pelos escravos, é mais lenta, com movimentos de solo, tem suas raízes fixadas na tradição afro-brasileira, como explicou o Instrutor Palmiro. Os espectadores surpreenderam-se com as habilidades dos capoeiristas mais jovens da Associação Rainha N'zinga de Capoeira, dentre estes, destaca-se a aluna Nalanda Santos, de apenas 9 anos, que demonstrou suas habilidades musicais, encantando aos presentes.
Aline Ellen Fontes
Coordenadora Pedagógica da EJA do Liceu Escola


Ao centro, o Professor Palmiro Alvão, Instrutor da Associação Rainha Nzinga de Capoeira















Fotos: Aline Ellen Fontes
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

CAPOEIRA: COMEMORAÇÃO DO 18º ANIVERSÁRIO DO LICEU ESCOLA

No dia 21 de março de 2014, a Associação Rainha Nzinga de Capoeira participou da comemoração do 18º Aniversário do Liceu Escola, evento organizado pela coordenação pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. Abaixo, estão os registros das imagens.

Liceu Escola completa 18 anos a serviço da comunidade do Paracuri e bairros vizinhos
Instrutor Palmiro Alvão homenageia o Liceu Escola
Roda de Capoeira na comemoração do 18º aniversário do Liceu Escola
Instrutor Palmiro Alvão, ao centro


Coordenadora pedagógica Aline Ellen Fontes registra o evento

Imagens: Aline Ellen Fontes e Acervo do Lice Escola
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

MESTRE BEZERRA VISITA O LICEU ESCOLA

VISITA DO MESTRE BEZERRA - 05/12/2013


Mestre Bezerra
Pioneiro na organização desportiva da Capoeira no Pará, considerado Mestre da Capoeira Angola, Antonio Bezerra dos Santos ou Mestre Bezerra, como é mais conhecido nacional e internacionalmente, é fundador e árbitro da Federação Paraense de Capoeira, capoeirista em plena forma, fluente na língua francesa, realiza palestras e workshops sobre a Capoeira Angola. Também é artesão - produz instrumentos musicais típicos da capoeira (berimbau, caxixi e agogô) e bijouterias. Frequentemente, viaja para outros estados do Brasil e para o exterior para participar de eventos e divulgar a Capoeira.
No dia 15 de julho de 2008, em Salvador-BA, participou do ato de registro da Capoeira como patrimônio cultural brasileiro.
Mestre Bezerra, amigo pessoal e Mestre de Capoeira do Instrutor Palmiro Alvão, em sua visita ao Liceu Escola, realizou uma palestra e fez demonstrações aos alunos da Associação Rainha N'zinga de Capoeira
















Em pé, o aluno de capoeira Dalton, mais jovem do Liceu Escola
Mestre Bezerra, em visita à Sala de Informática Educativa, com os professores José Carlos e Palmiro Alvão
Mestre Bezerra, com o professor José Carlos e o aluno Anderson Moraes, da Rádio Liceu, em entrevista informal

Vídeo: Visita do Mestre à Associação Rainha Nzinga de Capoeira
Texto e Imagens: José Carlos Oliveira
Postado por Prof. José Carlos

FUNDAMENTOS DE CAPOEIRA ANGOLA

EXPOSIÇÃO: FUNDAMENTOS DE CAPOEIRA ANGOLA

Associação Rainha N'zinga de Capoeira, grupo de capoeira do Liceu Escola, coordenado pelo professor/instrutor Palmiro Alvão, reuniu-se no dia 04 de dezembro de 2013 para a exposição dos Fundamentos de Capoeira Angola. Estiveram presentes à reunião os alunos antigos e recém-integrados Evandro Matheus Tomaz Palheta, Vinicius Rodrigues de Souza, Alexandre Rodrigues de Souza, João Marcos T. Palheta e Nícolas Mateus Pereira Oliveira.

Professor Palmiro Alvão, fundador e instrutor da Associação Rainha N'zinga de Capoeira
Instrutor Palmiro Alvão e alunos presentes à reunião
Texto e Imagens: José Carlos Oliveira
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

ARRASTÃO CULTURAL 2013

A Associação Rainha Nzinga de Capoeira, sob a coordenação do professor Palmiro Alvão, participou do Arrastão Cultural 2013, evento realizado no dia 28 de junho, organizado pelo Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso".


















Texto e Imagens: José Carlos Oliveira
Postado por Prof. José Carlos Oliveira